diagnóstico de saúde

Descubra a importância e como realizar o diagnóstico de saúde no trabalho!

Powered by Rock Convert

O diagnóstico de saúde no trabalho é uma investigação feita pela empresa com a finalidade de verificar os indicadores de qualidade de vida entre seus colaboradores. Por meio dele, a organização consegue identificar os pontos relevantes e criar estratégias de melhoria.

Tendo em vista que a qualidade de vida dos colaboradores está diretamente associada aos resultados da empresa, essa análise pode ajudar muito no crescimento do negócio. Por meio dos dados obtidos, é possível criar programas voltados para o bem-estar das pessoas, promovendo a conscientização e melhorando a motivação e produtividade.

Quer saber mais sobre o diagnóstico de saúde no trabalho e sua importância? Então, continue lendo!

Importância do diagnóstico de saúde no trabalho

Diante do cenário empresarial atual, a preocupação dos gestores com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores é uma realidade. Isso acontece porque qualidade de vida e produtividade andam de mãos dadas.

Sabendo disso, o investimento em ações que promovem bem-estar nas organizações é fundamental para criar um bom clima organizacional, melhorar os relacionamentos interpessoais e o grau de satisfação dos colaboradores com suas funções.

Mas, antes de saber quais ações são necessárias para melhorar e/ou manter a qualidade de vida na empresa, é preciso fazer uma investigação minuciosa do perfil dos colaboradores, e o diagnóstico de saúde no trabalho serve exatamente para isso.

Podemos dizer que ele é o primeiro passo para transformar a organização em um local bom para trabalhar, com equipes motivadas, saudáveis e produtivas. Por meio dele, as empresas só têm a ganhar, pois além de colherem os resultados mencionados, elas reduzem os custos com saúde e ajudam seus colaboradores a terem uma saúde melhor.

Etapas do diagnóstico de saúde no trabalho

O diagnóstico de saúde no trabalho pode ser feito por meio de questionário entregue à equipe. Vale destacar que ele pode ser realizado tanto de forma presencial como online. Fica a critério do gestor.

Levantamento dos indicadores-base de saúde

Para traçar o perfil do colaborador é preciso fazer um levantamento dos indicadores-base de saúde. Trata-se de uma sondagem em que são mensurados vários padrões, como:

  • percentual de gordura corporal;
  • glicemia;
  • pressão arterial;
  • índice de massa corporal (IMC);
  • peso;
  • altura.

Uma boa ideia é fazer um check-up corporal, ou seja, um mapeamento que identifica os fatores que oferecem riscos à saúde. A ExMove oferece esse serviço e pode valer muito a pena contar com ele nesta etapa.

Análise dos hábitos de vida dos colaboradores

Sabemos que os hábitos de vida influenciam diretamente na saúde física e emocional das pessoas. Então, eles também devem ser mensurados durante a investigação. A intenção é aferir os hábitos relacionados aos seguintes pontos: alimentação, prática de atividade física, presença de vícios, histórico de enfermidades do colaborador e familiares.

Com essas informações, fica mais fácil saber quais ações de qualidade de vida são indicadas para a equipe. No entanto, um ponto merece atenção: o levantamento deve ser feito de forma não invasiva, de modo que os colaboradores compreendam que o processo visa apenas melhorias e que eles se sintam a vontade para passar as informações.

Busca por suporte de profissionais especializados

Apesar das etapas de diagnósticos parecerem simples, é sempre bom contar com assessoria de profissionais especializados neste tipo de investigação. Com essa ajuda, além de obter dados precisos, maiores são as chances de acertar nas estratégias de qualidade de vida que precisam ser implementadas na organização.

Sugestão de ações a serem implementadas

Com os dados colhidos e tabulados, resta saber quais ações devem ser executadas de acordo com o perfil traçado entre os colaboradores. Alguns exemplos que podemos citar são:

Como você pode notar, existem muitas ações com foco na promoção da saúde e do bem-estar que podem ser adotadas na empresa. O diagnóstico de saúde no trabalho é apenas o começo de um processo que vai beneficiar não só os colaboradores, mas todos os envolvidos na organização.

Agora que você já sabe o que é e como fazer o diagnóstico de saúde no trabalho, acesse nosso site e conheça nossos serviços! Teremos prazer em ajudar!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *