ginastica laboral nas empresas

Entenda como a ginástica laboral nas empresas pode ajudar sua equipe!

Powered by Rock Convert

Uma pequena pausa no trabalho e alguns minutos de atividades físicas orientadas e monitoradas são benéficos para a produtividade dos colaboradores, o que impacta o desempenho da organização. Estamos falando da ginástica laboral nas empresas, uma iniciativa simples, mas que pode gerar excelentes resultados.

Quer descobrir quais são eles? Acompanhe o restante do post e conheça o poder dessa atividade.

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral consiste em um conjunto de atividades físicas de curta duração realizadas no próprio local de trabalho. Ela vem ganhando espaço no ambiente corporativo justamente pelos resultados que proporciona.

A prática é formada, basicamente, por exercícios leves e alongamentos. Seu objetivo é promover o bem-estar dos colaboradores e prevenir danos como Lesões por Esforço Repetitivo (LER), termo que vem sendo substituído por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Quais os benefícios da ginástica laboral nas empresas?

Embora a ginástica laboral ainda encontre restrições em muitas empresas, seus benefícios são cientificamente comprovados. E seu efeito positivo na qualidade de vida e na produtividade dos colaboradores faz com que, lentamente, a prática vá quebrando resistências.

Confira, a seguir, alguns dos ganhos que a atividade pode trazer aos profissionais e à empresa como um todo.

Reduz o estresse

O estresse é um dos grandes inimigos da produtividade dos colaboradores. Ele pode ser resultado de uma série de fatores, como o excesso de atividades, a pressão por resultados e um ambiente de trabalho ruim.

Uma pausa esporádica para a ginástica laboral é um fator que ajuda a diminuir o estresse dos trabalhadores, melhora o bem-estar físico e mental, reduz a indisposição e a sensação de cansaço.

Melhora o desempenho profissional

A atividade também é excelente para impulsionar a produtividade dos colaboradores. A simples quebra da rotina ocasionada por aquele intervalo já é revigorante. Após alguns minutos de ginástica, o colaborador se sente renovado para retomar suas atividades com ânimo novo.

Motiva o colaborador

A motivação é um dos principais determinantes da excelência no desempenho profissional. Ela desperta o engajamento que faz com que as pessoas busquem seus melhores resultados.

Além dos próprios benefícios da atividade física, o simples fato da empresa demonstrar preocupação com o colaborador ao criar um programa de ginástica laboral já faz o indivíduo se sentir mais motivado.

Melhora a atenção e a concentração

Um profissional menos estressado e mais motivado também se torna mais atento e concentrado em suas atividades, o que contribui para elevar a qualidade do trabalho. Essa melhoria vai se refletir positivamente na redução dos erros, do retrabalho e dos acidentes de trabalho — uma das principais causas de afastamentos.

Promove a integração e a descontração no ambiente de trabalho

Quebrar um ritmo pesado de atividades com uma pausa estratégica é uma forma eficiente de melhorar o ambiente de trabalho. Quando os colaboradores compartilham um momento como a ginástica laboral, a integração entre eles aumenta, e isso propicia um desempenho coletivo mais satisfatório.

Como vimos, a ginástica laboral nas empresas é muito mais do que um simples benefício oferecido aos colaboradores. A prática é um investimento capaz de alavancar tanto a produtividade quanto a competitividade da organização.

Que tal saber mais sobre como melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do seu time de colaboradores? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos presentes no Facebook , LinkedIn e Instagram.

tudo sobre ginastica laboralPowered by Rock Convert

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *