felicidade no trabalho

Felicidade no trabalho: você sabe a importância e como proporcionar isso aos seus colaboradores?

Powered by Rock Convert

O sucesso de uma empresa é extremamente dependente do engajamento e da produtividade de seus colaboradores. Porém, manter esses fatores em um nível satisfatório pode ser uma tarefa desafiadora, já que envolve o equilíbrio de diversos elementos. Entre eles, a felicidade no trabalho.

É isso mesmo! O estado emocional dos colaboradores tem impacto direto na maneira como exercem suas funções e como contribuem para o ambiente geral da empresa. Sendo assim, uma gestão de excelência deve dar atenção a ações que visam otimizar esse sentimento positivo.

Neste texto, vamos explicar como a empresa pode deixar os trabalhadores mais felizes e qual importância dessa atitude. Confira!

Qual a importância da felicidade no trabalho?

Um estudo publicado no International Journal of Management Review aponta que o bem-estar no ambiente de trabalho influencia a criatividade e a produtividade dos profissionais. Além disso, quanto maior o nível de contentamento deles, menor é o turnover e a taxa de absenteísmo nas empresas.

Portanto, tornam-se cada vez mais claros os benefícios da construção de um ambiente agradável, que não deixe que os colaboradores sejam negativamente envolvidos pelas tensões e preocupações presentes em qualquer tipo de cargo.

Proporcionar qualidade de vida no trabalho também é uma forma de manter os integrantes da equipe saudáveis mental e fisicamente. Afinal, ser feliz faz bem para a saúde. Assim, além de estimular a criatividade e a produtividade, a empresa diminui o volume de atestados médicos nas equipes.

Como proporcionar isso aos colaboradores?

Já se perguntou por que grandes empresas como Google e Facebook estão sempre nas listas de melhores lugares para se trabalhar? Elas buscam mesclar a rotina de trabalho em suas sedes com atividades voltadas para o relaxamento e a recreação dos colaboradores, o que também ajuda a serem tão bem-sucedidas.

Vamos dar uma olhada em algumas atividades que seguem essa proposta?

Quick massage

A quick massage utiliza uma cadeira especial e técnicas inspiradas em medicinas orientais. Precisa de apenas 15 minutos para proporcionar um relaxamento muscular que traz benefícios para o bem-estar geral do indivíduo.

Esse tipo de massagem alivia tensões e equilibra o fluxo energético do corpo. Pode ser um grande aliado das empresas no aumento da satisfação no trabalho e, consequentemente, na produtividade dos colaboradores.

Yoga

A Yoga é uma técnica oriental milenar que busca, em sua essência, o equilíbrio entre mente e corpo. Trata-se de uma forma ótima de combater o estresse, potencializar a autoestima e neutralizar os danos sofridos pelo corpo após um longo dia de trabalho.

Essa prática trabalha muito com o autoconhecimento, o que torna os seus praticantes mais cientes dos próprios hábitos e os ajuda a mudarem para melhor. Investir em Yoga na organização é excelente para tranquilizar os ânimos e proporcionar um ambiente mais leve e saudável aos profissionais.

Eventos esportivos e prática esportiva regular

A prática de atividades físicas fora da empresa deve ser sempre incentivada, visto que ela é essencial para a saúde mental e física de qualquer pessoa. Como forma de demonstrar sua importância, a companhia pode organizar eventos esportivos, incentivar a participação em corridas ou buscar uma assessoria esportiva para seus colaboradores.

Dessa maneira, além de melhorar a saúde dos integrantes da equipe, aumentar sua produtividade e diminuir a taxa de absenteísmo, a gestão ainda tem a oportunidade de ouro de fortalecer os laços entre os participantes.

Implementar programas que visem aumentar a felicidade no trabalho só traz benefícios. A medida torna o time mais engajado e produtivo, bem como garante mais bem-estar aos colaboradores. Com isso, a tendência é que haja uma diminuição no número de faltas por motivos de saúde.

E aí, entendeu como incentivar a felicidade no trabalho pode ser benéfico para a empresa e sua equipe? Quer acompanhar mais conteúdos relevantes? Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

tudo sobre ginastica laboralPowered by Rock Convert
Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *