strees no ambiente de trabalho

Afinal, o que fazer para diminuir o estresse no ambiente de trabalho?

A rotina moderna não é nada fácil. Além da correria e do desgaste natural do dia a dia, diversos fatores contribuem para o aumento do estresse no ambiente de trabalho. São problemas que acabam afetando não só a saúde física e mental do trabalhador, mas também seu desempenho profissional.

Dentre outros benefícios, um ambiente de trabalho saudável não só contribui para o aumento da produtividade, mas também proporciona qualidade de vida para todos que fazem parte dele. Por essa razão, reduzir os níveis de estresse entre os colaboradores é um grande desafio para as empresas modernas.

Para ajudá-las a alcançar esse objetivo, trouxemos algumas dicas importantes. Confira agora mesmo!

O estresse e sua relação com a baixa na produtividade da empresa

Considerado o mal do século XXI, o estresse tem preocupado gestores em todo o mundo. Além de afetar a saúde física e mental dos colaboradores, a doença está diretamente ligada aos baixos níveis de produtividade nas empresas.

Segundo pesquisa realizada pela Isma (International Stress Management Association) no Brasil, 70% dos brasileiros estão estressados. E o mais preocupante é que desse grupo, 69% afirmam que o estresse está ligado ao ambiente de trabalho.

Ainda segundo levantamento da Isma, os brasileiros diagnosticados com estresse também apresentam sinais de outras doenças, como ansiedade, insônia, depressão e Síndrome de Bernout, que é desenvolvida por 30% da população brasileira que apresenta algum tipo de estresse ocupacional.

Dicas para reduzir o estresse no ambiente de trabalho

A seguir, veja as sugestões que selecionamos para diminuir o estresse no ambiente de trabalho e investir em uma cultura saudável e positiva.

Estimule a prática de atividades físicas fora do trabalho

É do conhecimento de todos que os exercícios físicos ajudam a reduzir os níveis de estresse. Além de aumentar a produção de serotonina no organismo, a atividade física regula o humor e melhora a saúde mental do indivíduo. Sem contar que reduz a fadiga, faz bem para a memória e aumenta a concentração.

Ciente disso, estimule a prática de atividades físicas entre os colaboradores, inclusive fora do ambiente laboral. Não se trata apenas de frequentar uma academia, mas de fazer uma caminhada, passeios com a família, andar de bike, participar de eventos esportivos e outras práticas que exercitam não apenas o corpo físico, mas que fazem bem também para a saúde mental.

Implemente programas de qualidade de vida

Os programas de qualidade de vida visam criar ações que proporcionam benefícios à saúde dos colaboradores, seja ela física, mental ou emocional. Esse tipo de iniciativa permite que eles usufruam de diversas vantagens que são revertidas em bem-estar e qualidade de vida.

Antes de implantar um programa de qualidade de vida o ideal é fazer um levantamento das dores e angústias dos colaboradores, para assim alinhar as práticas de gestão e incorporar hábitos saudáveis na rotina da empresa.

Um programa de qualidade de vida pode incluir a criação de um espaço do bem-estar, descontos em clubes ou academias, facilitar as ações que promovam a integração das equipes, campanhas educativas e de conscientização, atividades ao ar livre em grupos, dentre outras coisas.

Incentive a meditação entre os funcionários

A meditação é uma das grandes apostas das empresas modernas e o motivo é simples: ela ajuda a reduzir o estresse no ambiente de trabalho e aumenta a produtividade da empresa. Isso acontece porque a prática está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas. Praticando regularmente, elas se tornam menos ansiosas, mais criativas, mais concentradas e, consequentemente, menos estressadas.

Outros benefícios associados à meditação são:

  • desenvolve a cognição e atenção plena;
  • mais emoções positivas;
  • melhora qualidade do sono;
  • aumentam as defesas do organismo.

Você viu ao longo do texto que o estresse no ambiente de trabalho é o responsável, dentre outras coisas, pelos baixos índices de produtividade nas empresas. Mas também viu que é possível reverter esse quadro investindo em ações focadas na qualidade de vida e no bem-estar dos colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo sobre estresse no ambiente de trabalho? Então, compartilhe esta informação com seus amigos nas redes sociais!

[rock-convert-cta id=”396″]
Tags: No tags

3.682 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *