employer branding

O que é employer branding? Conheça 5 benefícios dessa estratégia!

Powered by Rock Convert

Ao procurar por uma vaga de emprego, uma das principais preocupações de um candidato é a reputação da empresa. Segundo uma pesquisa do Career Builder, um dos mais reconhecidos sites de recolocação, realizada com 2000 profissionais, 83% dos candidatos aceitariam salários menores se a proposta viesse de uma empresa bem reconhecida no mercado. Qual é a opinião de quem trabalha nela? Eles a defendem, sentem orgulho de fazer parte dela? Essas perguntas se relacionam a uma estratégia: employer branding!

A estratégia, que vem sendo cada vez mais utilizada pelas áreas de Recursos Humanos, visa melhorar ou consolidar a imagem da empresa em que está inserida. Numa tradução literal, significa “a marca do empregador” e um dos principais benefícios é aumentar a credibilidade no mercado, junto à sociedade e parceiros de negócios, e reter seus colaboradores.

Quer saber mais sobre o que é employer branding e como ele pode agregar à empresa? Acompanhe este conteúdo e descubra!

1.   Atração e retenção de talentos

O conceito de employer branding promove uma maior qualificação do banco de talentos da empresa. Afinal, se ela é reconhecida no mercado como uma das melhores para se trabalhar, bons profissionais farão questão de fazer parte dela e se candidatarem as vagas existentes. Além disso, aqueles que já são colaboradores se sentirão reconhecidos e privilegiados, sendo naturalmente estimulados a permanecerem lá.

2.   Redução do custo de recrutamento

A qualidade do banco de currículos aliada a candidaturas com fit cultural ajuda a reduzir o custo dos processos seletivos e a agilizá-los. Além dessa parte, candidatos mais qualificados também diminuem gastos com treinamentos internos e externos e eventuais desligamentos no futuro.

3.   Maior produtividade dos colaboradores

Se os colaboradores estão felizes, com certeza seu cliente também vai estar. O capital humano das empresas precisa ser valorizado e incentivado continuamente, e uma das formas de fomentá-lo é com o employer branding. Isso porque aplicar o conceito em sua empresa ajudará a disseminar a cultura organizacional, o que facilita a identificação de cada um com os valores transmitidos.

Essa identificação, por sua vez, é responsável por orgulhar os colaboradores na hora de vestirem a camisa da empresa, o que gera mais entrega e produtividade dentro dos setores.

4.   Aumento das vendas

Quanto mais a estratégia é trabalhada, mais os colaboradores defendem a marca e melhor é a percepção do mercado, ou seja, dos clientes. Então, seja produto ou serviço, a empresa cresce a partir das ações relacionadas ao tema e, assim, consegue aumentar suas vendas e lucro.

5.   Redução do turnover

Se auxilia na retenção de talentos, naturalmente influencia no indicador de turnover, certo? Sim! E sendo uma das principais métricas do trabalho do RH, é muito importante mantê-la equilibrada e investir no que pode gerar esse resultado. Uma estratégia de employer branding bem aplicada pode diminuir as despesas com rescisão e desperdício de capital intelectual.

Por fim, é importante lembrar que a implementação não depende apenas da área de RH, mas de todas as lideranças e, principalmente, da credibilidade da gestão. Com todos a bordo e fazendo acontecer, o desenvolvimento da marca empregadora só tem a ganhar.

Depois de entender o que é employer branding, saiba que uma das formas de fortalecê-lo é promovendo programas de qualidade de vida, que influenciem positivamente na saúde física e mental dos colaboradores.

A ExMove oferece serviços como ginástica laboral, assessoria esportiva, eventos de lazer, quick massage e muito mais. Entre em contato com a gente e saiba quais as melhores opções para a sua empresa!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *